Sexualidade

   
    A sexualidade está presente em todos nós ,toda a vida e esta contribuiu para na sua identidade e para o equilíbrio físico e psicológico. A sexualidade motiva-nos a procurar : amor,ternura,contacto e intimidade.

    A sexualidade surge quando nascemos e vai desenvolvendo de diferentes formas nas diferentes etapas da vida (infância,adolescência,idade adulta e idade adulta idosa). É difícil definir o termo sexualidade de uma forma sintética,pois cada período tem as suas especificidades .


A sexualidade pré-pubertária (entre os 0 e os 10-12 anos)

    Na infância, a sexualidade é encarada como uma descoberta, nomeadamente do próprio corpo, considerando-se como o primeiro ato sexual da criança mamar no peito da mãe. Nesta fase, a sexualidade é vivida e desenvolve-se nas relações com as sensações corporais e em interação com as figuras de apego.

As principais características da sexualidade nas crianças são:

• Os órgãos genitais estão pouco desenvolvidos.

• Os caracteres sexuais apenas iniciam o seu desenvolvimento.

• A quantidade de hormonas sexuais na circulação sanguínea é também muito pequena.

• As sensações de prazer não adquiriram ainda um significado específico, devido a fatores hormonais e sociais.

• Os estímulos táteis sobre o próprio corpo são os que têm maior poder propiciador de respostas fisiológicas sexuais.

• A sexualidade está mediatizada pelos afetos.

• Interiorização da moral sexual.

    Até aos dois/três anos, as crianças adquirem consciência da sua identidade sexual, ou seja, reconhecem-se e identificam-se como rapaz ou rapariga. Simultaneamente, iniciam um processo de aprendizagem e interiorização das funções que a sociedade considera próprias do rapaz ou da rapariga, e que estão associadas ao papel de género.Também se verifica o controlo das excreções e a criança começa a questionar-se sobre a origem dos bebés.




A sexualidade na adolescência

    A puberdade é um período marcado por profundas alterações biológicas, fisiológicas e psicológicas, durante o qual o corpo adquire os caracteres sexuais (masculinos e femininos) associados ao sexo biológico, dando-se igualmente a maturação do aparelho reprodutor e a aquisição da capacidade reprodutiva.

Habitualmente é neste período que ocorrem os primeiros contatos sexuais e as primeiras experiências.

• Mudanças biofisiológicas

Produz-se um conjunto de mudanças fisiológicas (ex: estatura, peso) e também uma sequência de mudanças especificamente sexuais que culminarão na maturação dos órgãos sexuais, assim como na capacidade de resposta à estimulação sexual.

• Mudanças psicológicas

    O adolescente adquire uma nova forma de pensamento que lhe permite formular hipóteses, raciocinar sobre elas e extrair as suas próprias conclusões. Estas novas possibilidades intelectuais também lhe permitem refletir sobre os seus próprios pensamentos, bem como orientar o seu afeto para determinadas ideias e valores.

    O processo de formação da identidade pessoal e sexual é a tarefa mais importante do adolescente no que se refere à sua personalidade.

• Mudanças na capacidade de integração social

    Nesta fase, os jovens desenvolvem a capacidade de integração com o grupo de iguais e a capacidade de integração no mundo dos adultos. Surgem também novas necessidades afetivas e sexuais que podem conduzir à dissolução do grupo, em favor da formação de casais.
    Nesta fase, vai também surgir outra alteração importante: a especificação da orientação sexual.

• Manifestações anatómicas e fisiológicas



Nos rapazes:

Nos rapazes, as transformações começam por volta dos 9 aos 14 anos e são muito mais demoradas do que nas raparigas.

As principais características das mudanças são:

• Surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;

• Aumento dos testículos e do pénis;

• Crescimento da barba;

• Voz grossa;

• Ombros mais largos;

• Aumento da massa muscular;

• Início da produção de espermatozoides;

• Aumento do peso e da estatura

Nesta fase os rapazes têm as primeiras ejaculações, que geralmente ocorrem durante o sono (os chamados “sonhos molhados”).



Nas raparigas:

    Nas raparigas inicia-se, em geral, entre os 8 e os 13 anos, variando este período de pessoa para pessoa. Em geral, a puberdade tem início com a primeira menstruação (menarca), que coincide com o surgimento de uma série de transformações do corpo, que já se vinham manifestando na fase conhecida como pré-puberdade.As principais características são:

• Alargamento dos ossos da bacia (ancas);

• Início do ciclo menstrual (menarca);

• Surgimento de pêlos no púbis e nas axilas;

• Depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;

• Desenvolvimento das mamas.

    Surge a primeira menstruação (menarca), que pode aparecer inesperadamente ou chegar precedida de vários dias de dores abdominais e de cabeça.



A sexualidade na vida adulta

    Em comparação com a adolescência, na idade adulta a sexualidade é vivida mais tranquilamente. Porém, a sexualidade continua a ser é muito distinta de pessoa para pessoa, como consequência do grau de diversidade que implicam as suas formas de vida.
    Na idade adulta, a maioria das pessoas encaram a sexualidade com normalidade. Isto advém de uma maior maturidade resultante de uma vida familiar tendencialmente mais estável ou por possuírem um/a companheiro/a fixo/a.
    Durante a primeira etapa da vida adulta dão-se mudanças significativas que correspondem a um período definido:

• Fim do período de crescimento fisiológico, alcançando uma certa estabilidade na figura corporal;

• Aquisição da maioridade legal;

• Fim do período de escolarização obrigatória;

• Entrada no mercado de trabalho com remuneração;

• Formação de pares sexuais ou acesso ao casamento;

• Nascimento de filhos.



A sexualidade no envelhecimento

    Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a entrada numa idade adulta mais avançada não significa colocar a vida sexual de parte.

    O envelhecimento é um processo indutivo de várias mudanças no indivíduo, nomeadamente ao nível físico, mental e social.

    Parece ser consensual e lógico que o sexo e a sexualidade fazem parte da vida da pessoa idosa, mesmo que haja uma redução da frequência e da intensidade. Se por um lado há diminuição de energia, força e vitalidade, por outro há tendencialmente um aumento do tempo disponível e diminuição de preocupações profissionais.



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